Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10318

TítuloOs manuais escolares no ensino de botânica no ensino básico (1.º ciclo) em Portugal: promoção de uma reflexão critica em assuntos ambientais?
Autor(es)Guimarães, Fernando
Palavras-chaveManuais escolares
Ensino de Botânica
1.º Ciclo
Educação Ambiental
Data2009
EditoraInstituto Politécnico de Bragança
CitaçãoCONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO, 10, Bragança, 2009 – “Acta do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.” Bragança : Instituto Politécnico Bragança, 2009. ISBN 978-972-745-102-9.
Resumo(s)Está hoje bem patente no número de publicações que regularmente podemos encontrar em diversas revistas científicas, o reconhecimento da relevância educativa das Ciências na escola básica a nível nacional e internacional. Contudo, é inquestionável que a implementação das Ciências dos níveis de escolaridade mais baixos tem-se revelado um empreendimento difícil e complexo. Os manuais têm para a escola uma importância na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico. Integrando aspectos relativos à sequência e ao ritmo da transmissão de conhecimentos desempenham importantes funções pedagógicas e didácticas através das actividades que propõem e dos modos de avaliar as aquisições realizadas. O presente estudo, baseado na dissertação de doutoramento em Estudos da Criança, analisa a importância que tem sido conferida à área de Botânica nos manuais escolares de Ciências dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) no século XX em Portugal. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu uma evolução na abordagem de conteúdos de Botânica, apreciamos livros didácticos baseados em onze princípios. Esta apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias a posteriori, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas, contribui para confrontar as fontes primárias – manuais escolares – quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didácticas que traduzem, as recomendações de políticas educativas, curriculares e didácticas, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram que a par das alterações de designações do ensino das Ciências, os conteúdos nelas incluídos também se modificam e adquirem relevâncias distintas. Contudo, é possível encontrar a conservação de diferentes conteúdos de Botânica distribuídos por diferentes dimensões de Botânica, nomeadamente a dimensão nocional, a dimensão morfológica, a dimensão funcional e a dimensão ecológica.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10318
ISBN978-972-745-102-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XSPCE-Bragança.pdfDocumento principal150,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID