Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10317

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Fernando-
dc.date.accessioned2010-02-05T17:30:44Z-
dc.date.available2010-02-05T17:30:44Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.citation“Plures-Humanidades”. ISSN 1518-126X. 9:10 (Jul./Dez. 2008) 27-45.por
dc.identifier.issn1518-126Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10317-
dc.description.abstractOs livros didácticos têm para a escola uma importância na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico. Articulando aspectos relativos à sequência e ao ritmo da transmissão de conhecimentos possuem importantes objectivos pedagógicos e didácticos concretizados através das actividades que propõem e dos modos de avaliar as aquisições realizadas. O presente estudo analisa a importância que tem sido conferida à área de Botânica nos livros de Ciências dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) no século XX em Portugal. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu uma evolução na abordagem de conteúdos de Botânica, apreciamos livros didácticos baseados em onze princípios. Esta apreciação, assente na análise de conteúdo e na análise de clusters, contribui para confrontar os livros didácticos quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didácticas que traduzem, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram que a par da variação da terminologia dos livros didácticos, surgem a descomplexificação, as relações de semelhança, especificidade entre os livros didácticos e a conservação dos conteúdos de Botânica.por
dc.description.abstractTextbooks are of great importance to school and teaching especially in the conformation of forms and contents of pedagogical knowledge. Combining dimensions related to sequence and rhythm of knowledge transmission, textbooks present significant pedagogical and didactical aims achieved by the inclusion of activities and forms of assessing acquisitions made by students. This research has as main aim to understand the place that Botany has been given in textbooks of Natural Sciences in primary school textbooks in the last century in Portugal. In an attempt of interpreting the shifts in Botany content approach, one has studied textbooks according to eleven principles. This study, supported by content analysis and cluster analysis, is intended to promote the confrontation of textbooks in what contents, pedagogical and didactical orientations as well as educational and scientific values suggested. Data analysis shows that changes in terminology in Natural Sciences textbooks have occurred. Apart from this, descomplexification, similarities relations, specificities among textbooks and the preservation of contents of Botany are to be referred.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro Universitário Moura Lacerda. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSaberes escolarespor
dc.subjectBotânicapor
dc.subjectLivros didácticospor
dc.subjectEnsinos Primário e Básico (1. º Ciclo)por
dc.subjectSchool knowledgepor
dc.subjectBotanypor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectPrimary schoolpor
dc.titleSaberes escolares de botânica nos livros didácticos de Ciências da Natureza dos ensinos primário e básico (1. º ciclo) : análise ao seu estatuto curricular no último século em Portugalpor
dc.title.alternativeSchool knowledge of botany in textbooks of natural sciences in primary school education : analysis of its curricular statute in Portugal in the last centuryeng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.number10por
sdum.pagination27-45por
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.volume9por
sdum.journalPlures-Humanidadespor
Aparece nas coleções:DCILM - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
plures10-Brasil.pdfDocumento principal560,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID