Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10275

TítuloPercepções dos professores de educação física sobre as orientações curriculares: estudo de caso dos colégios de aplicação no sul do Brasil
Autor(es)Azevedo, Edson Souza de
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Sá, César Augusto
Palavras-chaveEducação Física
Percepções de Professores
Programas de Ensino
Orientações Curriculares
Ensino Fundamental
Physical Education
Perceptions of Teachers
Teaching Programmes
Curriculum Guidelines
Basic Education
Data15-Dez-2009
Resumo(s)A Educação, ao longo do tempo, tem despertado a necessidade de [re]estruturações, tanto por iniciativa dos dirigentes educativos, como por anseios de renovação e transformação sentidas na comunidade escolar. Como tal, surge como desafio estabelecer a sintonia entre as necessidades propaladas pela comunidade escolar e as implementações anunciadas pelos dirigentes educativos. Assim, a escola emerge como o cenário onde se repercutem os reflexos discordantes nas propostas implementadas. Neste estudo tivemos como principal objectivo compreender a percepção dos professores relativamente à organização e sistematização dos conteúdos programáticos da educação física nos anos iniciais (1º ao 5º anos), procurando-se um estudo de carácter descritivo interpretativo, ancorado no paradigma do pensamento do professor, numa abordagem qualitativa e com o propósito de compreender os significados e características situacionais apresentados pelos sujeitos colaboradores do estudo. A amostra foi constituída por 12 professores de educação física, de três colégios de aplicação da região sul do Brasil, inquiridos no ano lectivo de 2007 através de entrevistas semi-estruturadas. No processo de análise e discussão dos resultados, as respostas foram submetidas a análise de conteúdo, adoptando-se um sistema de categorização por via indutiva. Foram definidas as seguintes áreas de análise dos conteúdos das entrevistas: escolar, social, científico-pedagógica e formação de professores. As categorias assentam nos aspectos vinculados às orientações e articulação curricular; cultura corporal; status da disciplina; saúde escolar; planeamento, organização e sistematização dos conteúdos; demarcação pedagógica; a formação inicial e contínua e a relação teoria e prática. Infere-se, pelos resultados obtidos, a preocupação dos professores em redimensionar as suas propostas e práticas pedagógicas, numa perspectiva interdisciplinar. Relativamente à formação inicial foi percepcionada a necessidade dos professores de enfatizar a aquisição de conhecimentos técnicos, em detrimento da construção de competências teórico-práticas. Julgamos existir precária transferibilidade de saberes inerentes à docência da educação física neste nível de ensino. No que diz respeito aos programas e orientações curriculares, o recente ingresso dos alunos aos seis anos de idade no ensino fundamental faz com que os professores concebam os programas ainda em fase de [re]estruturação, procurando, apesar das limitações da formação inicial reclamadas, atender a esta nova realidade educativa. No ensino fundamental de nove anos as escolas estudadas adoptam o programa escolar para a educação física em concordância com as suas particularidades e potencialidades pedagógicas, administrativas e estruturas físicas, atendendo com dificuldades as propostas normativas do ministério da educação.
Education has, through time, raised the need for (re)structuring, led both by the initiative of the educational leaders, and by the urge for renewal and transformation felt in the school community. This situation gives rise to the challenge of balancing the needs reported by the school community and the implementations announced by the educational leaders. School thus emerges as a scenario where the disagreements in the implemented proposals are reflected. In this study we had as main objective to understand the perception of the teachers regarding the organization and systematization of the programme contents in the first grades (1st to 5th grade). We strived for a descriptive - interpretative study anchored in the paradigm of the teacher‟s way of thinking, with a qualitative approach and the purpose to understand the situational meanings and characteristics presented by the subjects who collaborated with the study. The sample consists of 12 physical education teachers from three colleges of application in the South of Brazil, inquired in the school year of 2007 through semi-structured interviews. In the process of analysis and discussion of results, the answers were submitted to content analysis and we adopted an inductive categorization system. We defined the following areas for the interviews‟ content analysis: school, social, scientific-pedagogical and training of teachers. The categories are based on the aspects linked with the curriculum guidelines and articulation; body culture; status of the course; school health; planning, organization and systematization of the contents; pedagogical limitation; the initial and continuous training and the theory-practice relationship. Looking at the results, we infer the worry of the teachers towards resizing the pedagogical and practical propositions in an interdisciplinary perspective. Regarding the initial training, we perceived a need by the teachers to stress the acquisition of technical knowledge, rather than the development of theoretical- practical skills. We believe there is a precarious transferability of knowledge inherent to the physical education teaching, at this level of education. Regarding the curriculum programmes and guidelines, the recent entrance of schoolchildren in Basic school at the age of six, has as a consequence that teachers conceive the programmes still in a (re)structuring phase while they seek to answer this new educational reality, despite the limitations they claim in the initial training. In the basic nine years education, the schools in our study adopt the school programme for physical education, according to their peculiarities and capabilities in pedagogical and administrative terms, and also in terms of the physical structures, while they comply, not without difficulties, with the policy proposals of the Ministry of Education.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Educação Física, Lazer e Recreação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10275
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DEAEF - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ANEXOS.zipAnexos8,39 MBUnknownVer/Abrir
TESE.pdfTese4,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID