Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10234

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSeabra, Olga-
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helena-
dc.date.accessioned2010-01-28T17:17:29Z-
dc.date.available2010-01-28T17:17:29Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, Viana do Castelo, 2009 – “Actas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática.” [Viana do Castelo] : APM, 2009. ISBN 978-972-8746-72-8. p. 143-154.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-72-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/10234-
dc.description.abstractO presente artigo pretende dar uma visão geral sobre a forma como os professores do 2º ciclo encaram os Novos Programas de Matemática do Ensino Básico (NPMEB). Foi possível observar as expectativas e os receios dos professores, durante uma oficina de formação intitulada: “NPMEB, 2.º ciclo – Números/Operações/Álgebra”, onde a investigadora, a primeira autora, era a própria formadora. Com este estudo pretende-se compreender o professor e as dificuldades que enfrenta e de que modo uma formação pode contribuir para uma maior confiança e adaptação à mudança. Esta investigação apoiou-se numa metodologia qualitativa, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a observação directa nas sessões presenciais, questionários e chat. Com este estudo foi possível constatar que os professores sentem necessidade de partilhar e discutir com os colegas as suas experiências de sala de aula de modo a incrementar a sua confiança e capacidade de intervenção. Neste artigo apresentam-se também alguns constrangimentos e dificuldades sentidas pelos professores durante a planificação e implementação das tarefas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectNovos programaspor
dc.subjectNPMEBpor
dc.subjectImplementação de novo programapor
dc.titleNovos programas de Matemática do ensino básico : um grupo de professores em formaçãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
XXSIEM_S1_C5_SeabraMartinho.pdf70,93 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID