Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10182
Título: | Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade |
Autor(es): | Pereira, Íris Susana |
Palavras-chave: | Literacia crítica |
Data: | 2009 |
Editora: | Lidel - Edições Técnicas |
Citação: | AZEVEDO, F. ; SARDINHA, M. G., coord. – “Modelos e práticas em literacia”. Lisboa : Lidel, 2009. ISBN 978-972-757-598-5. p. 17-34. |
Resumo(s): | Num primeiro momento, discute-se neste texto a noção de literacia crítica. Argumenta-se que a consideração da natureza ideológica da linguagem é o ponto de partida para qualquer definição deste conceito, e descrevem-se as dimensões associadas à noção de literacia crítica aqui assumida. Num segundo momento, detemo-nos na pedagogia da literacia crítica. Começa-se por situar a promoção da literacia crítica no contexto mais amplo da teoria da aprendizagem e, em particular, da pedagogia da literacia; depois discute-se e procuram-se sistematizar condições, âmbitos e recursos da pedagogia da literacia crítica, que são ilustrados com exemplos concretos de práticas nos níveis iniciais de escolaridade; e conclui-se com a inevitabilidade da promoção de uma análise crítica da literacia na sociedade actual, aduzindo assim um último argumento a favor da inclusão da literacia crítica nas práticas pedagógicas que possa sobrepor-se ao conjunto de exigências e dificuldades inerentes à sua consecução. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10182 |
ISBN: | 978-972-757-598-5 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literacia Crítica.pdf | Documento principal | 8,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |