Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10139

TítuloO paradoxo da influência da emoção na memória implícita : acção nos processos ou contextualização episódica de tarefas
Autor(es)Albuquerque, Pedro Barbas
Santos, Jorge A.
Palavras-chaveMemória humana
Emoção
Data2000
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
RevistaPsicologia: Teoria, Investigação e Prática
Citação"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". 5:1 (2000) 87-98.
Resumo(s)A relação entre a emoção e a memória tem sido estudada nos mais variados contextos. Os paradigmas de estudo mais usados podem ser circunscritos a três categorias: os estudos de memória dependente da emoção; os estudos de memória congruente; e os estudos de memória para determinados estímulos emocionais. Com o interesse crescente pela memória implícita, uma memória que se revela quando uma experiencia prévia facilita a realização de uma tarefa subsequente não requerendo a recuperação intencional ou consciente da experiência passada (Schacter, 1987b), a emoção começou a ser vista como uma potencial facilitadora da realização das medidas indirectas de memória. Este artigo pretende reflectir sobre o alcance e os limites da relação entre memória implícita e emoção.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10139
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em revistas nacionais/Papers in national journals
CIPsi - Artigos (Papers)

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