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https://hdl.handle.net/1822/10139
Título: | O paradoxo da influência da emoção na memória implícita : acção nos processos ou contextualização episódica de tarefas |
Autor(es): | Albuquerque, Pedro Barbas Santos, Jorge A. |
Palavras-chave: | Memória humana Emoção |
Data: | 2000 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
Revista: | Psicologia: Teoria, Investigação e Prática |
Citação: | "Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". 5:1 (2000) 87-98. |
Resumo(s): | A relação entre a emoção e a memória tem sido estudada nos mais variados contextos. Os paradigmas de estudo mais usados podem ser circunscritos a três categorias: os estudos de memória dependente da emoção; os estudos de memória congruente; e os estudos de memória para determinados estímulos emocionais. Com o interesse crescente pela memória implícita, uma memória que se revela quando uma experiencia prévia facilita a realização de uma tarefa subsequente não requerendo a recuperação intencional ou consciente da experiência passada (Schacter, 1987b), a emoção começou a ser vista como uma potencial facilitadora da realização das medidas indirectas de memória. Este artigo pretende reflectir sobre o alcance e os limites da relação entre memória implícita e emoção. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10139 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CAlg - Artigos em revistas nacionais/Papers in national journals CIPsi - Artigos (Papers) |
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