Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10099

TítuloQuarenta anos na sombra da crise da escola : possibilidades e contrariedades no percurso da educação não-escolar
Autor(es)Palhares, José Augusto
Palavras-chaveEducação não-escolar
Educação não-formal
Crise da escola
Educação Informal
Data2008
EditoraAFIRSE Portugal
CitaçãoFERREIRA, Júlia ; SIMÕES, Ana Raquel, org. – “Complexidade : um novo paradigma para investigar e intervir em educação? : actas do Colóquio da AFIRSE, 15, Lisboa, Portugal, 2007”. [Lisboa : AFIRSE, 2007]. ISBN 978-972-8036-96-6.
Resumo(s)Em Outubro de 2007 cumpriram-se quarenta anos sobre o anúncio da "crise mundial da educação". O relatório apresentado na conferência de Williamsburg (Virgínia), e mais tarde dado à estampa pelo seu autor, Philip H. Coombs (1968), sob o título The World Educational Crisis, remetia o diagnóstico da crise essencialmente para o quadro dos sistemas formais de ensino, coincidindo com um período em que se atingiam números sem precedentes nas taxas de escolarização. Se é certo que as noções de educação formal, educação não-formal e educação informal vingaram no quadro da terminologia educativa, no entanto, e apesar de distintos olhares críticos que se desenvolveram sobre a instituição escolar, a forma da escola não deixou de exercer a sua hegemonia, tendo mesmo alargado a sua centralidade e a sua influência social na actualidade. Assim, nesta comunicação revisitam-se os argumentos de alguns autores que há cerca de quatro décadas participaram reflexivamente no desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre a instituição escolar e contribuíram, quer pela denúncia, quer pelo alcance das suas propostas, para que se vislumbrassem outras possibilidades educativas no quotidiano dos diversos actores sociais.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10099
ISBN978-972-8036-96-6
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JPalhares Com XV Col Afirse.pdf279,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID