Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10093

TítuloO sistema de aprendizagem em alternância : alternativas ou mais do mesmo?
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Araújo, Marcelo Machado
DataJan-2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)
CitaçãoTORRES, Leonor Lima ; Araújo, Marcelo Machado - O sistema de aprendizagem em alternância : alternativas ou mais do mesmo?. In SILVA, Manuel Carlos [et al.], orgs. – “Sociedades desiguais e paradigmas em confronto : actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Braga, 2009” [Em linha]. Braga : Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, 2010. [Consult. 13 Jan. 2010]. Disponível em WWW:<URL:http://www.xconglab.ics.uminho.pt/>. ISBN 978-989-96335-0-6. vol. 3, p. 1215-1231.
Resumo(s)As organizações de trabalho são parte cada vez mais interessada nos resultados dos processos de aprendizagem – uma aprendizagem que se deseja a mais completa possível englobando um vasto conjunto de saberes e competências. Do ponto de vista político, ideológico e económico, o investimento no capital humano ressurge como um imperativo fundamental para o bem-estar e desenvolvimento das organizações, num contexto marcado por constantes transformações do mercado de trabalho, de alcance cada vez mais globalizado. Prolifera uma extensa variedade de alternativas para os jovens que optem pelo prosseguimento de estudos no nível secundário, cada uma delas possuindo enquadramentos normativos e regulamentares distintos que definem as suas naturezas e finalidades. A oferta educativa e formativa, a este nível, tenta responder, de múltiplas formas, a diferentes projectos vocacionais esforçando-se por conciliá-los com as "necessidades " do mercado de trabalho. A panóplia de oportunidades formativas situa-se num continuum entre a teoria (perfis formativos de índole mais académica) e a prática (perfis formativos de natureza mais profissionalizante) ou ainda, entre o que comummente se entende por educação e formação. O Sistema de Aprendizagem em Alternância existe há orais de vinte anos, mas permanece um sistema relativamente desconhecido. Que resultados tem produzido ao longo de duas décadas? Pretendemos comparar e contrastar este sistema coam os restantes de nível secundário, realçando as características distintivas do primeiro face aos segundos. A recente publicação do DL 39612007, de 31 de Dezembro, promete, com a criação do Sistema Nacional de Qualificações, introduzir profundas mudanças no sistema de educação e formação em vigor, procurando ajustá-lo às novas realidades. E nosso objectivo analisar criticamente o impacto destas recentes medidas políticas na reconfiguração do campo da educação e formação e da sua (re)articulaçào coar o mercado de trabalho.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10093
ISBN978-989-96335-0-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
o sistema de aprendizagem final.pdf702,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID