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TitleAbordagem de uma instituição escolar a partir de um estudo de caso de longa duração: reflexões metodológicas no campo da sociologia das organizações educativas
Author(s)Torres, Leonor Lima
Issue dateJan-2010
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)
CitationTORRES, Leonor Lima - Abordagem de uma instituição escolar a partir de um estudo de caso de longa duração : reflexões metodológicas no campo da sociologia das organizações educativas. In SILVA, Manuel Carlos [et al.], orgs. – “Sociedades desiguais e paradigmas em confronto : actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Braga, 2009” [Em linha]. Braga : Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, 2010. [Consult. 13 Jan. 2010]. Disponível em WWW:<URL:http://www.xconglab.ics.uminho.pt/>.ISBN 978-989-96335-0-6. vol. 3, p. 335-343.
Abstract(s)O estudo das instituições educativas a partir de urna perspectiva diacrónica que privilegie a análise das estruturas e das práticas escolares na long durée, constitui unta linha de investigação relativamente ausente no campo educativo. Apesar da relevância deste tipo de pesquisas orientadas para o conhecimento de realidades escolares concretas, as opções empíricas dos diversos projectos de investigação têm dado prioridade a estratégias metodológicas de tipo sincrónico, centradas no estudo de parcelas da realidade escolar. Tomando como referência uma metodologia predominantemente qualitativa e a configuração do método de estudo de caso, desenvolvemos na mesma instituição educativa três investigações empíricas que integraram, respectivamente, a dissertação de mestrado, a tese de doutoramento e unta monografia da instituição. Estes três momentos de investigação permitiram realizar uma abordagem evolutiva dos cem anos de vida de uni antigo Liceu, pondo em destaque os momentos e os factores mais significativos na construção da cultura organizacional escolar. Nesta comunicação pretendemos relançar urna leitura crítica sobre a nossa experiência investigativa, nas suas vertentes metodológica e epistemológica, fundamentando a nossa reflexão em três dimensões de análise'. i) processo de construção do objecto de estudo, ii) articulação entre o modelo teórico e a metodologia adoptada; ui) especificidades e equívocos do estudo de caso na abordagem de unta instituição escolar. No debate sobre a relevância desta metodologia de investigação recorreremos a alguns dados empíricos considerados centrais para a apreensão dos processos de construção e reconstrução da cultura de unia instituição escolar.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10092
ISBN978-989-96335-0-6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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