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https://hdl.handle.net/1822/10055
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rocha, Maria Custódia Jorge da | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-11T15:41:29Z | - |
dc.date.available | 2010-01-11T15:41:29Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | “A Terceira Idade”. ISSN 1676-0336. 20:45 (2009) 38-52. | por |
dc.identifier.issn | 1676-0336 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10055 | - |
dc.description.abstract | A ética é construída histórica e socialmente a partir das relações colectivas que as pessoas mantêm entre si nas suas práticas de sociabilidade educativa e reporta para o domínio dos valores. Neste artigo, a apresentação e análise de algumas orientações políticas internacionais relativas à problemática do envelhecimento activo permite problematizar o carácter tecnocrático e instrumental que perpassa nessas orientações de teor economicista e, simultaneamente, permite mostrar que os valores inerentes a uma educação “para a decisão, para a responsabilidade social e política, para o desenvolvimento e para a democracia” tendem a estar ausentes dessas orientações. Nesta sequência analítica, defendemos que na ausência de um código deontológico estatalmente legitimado, os educadores devem proceder à construção e consolidação de uma ética educativa crítica que lhes permita perceber as desconexões axiológicas entre o que a ética do mercado exige e o que uma ética educativa comporta. Uma ética educativa crítica torna-se assim condição fundamental para uma nova concepção de educação num mundo cada vez mais envelhecido mas, nem por isso, cada vez menos pensante. A “educação para o trabalho”, vista como envelhecimento activo, é só um dos muitos vectores da educação, quiçá em não correspondência com todas as expectativas e desejos das pessoas idosas, lá para o fim das suas vidas. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Serviço Social do Comércio (SESC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Envelhecimento – teorias | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Direito | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Aging – theories | por |
dc.subject | Ethics | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Rights | por |
dc.subject | Citizenship | por |
dc.title | O envelhecimento activo : uma análise à luz de uma ética educativa crítica | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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