Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10036
Título: | Mediação pedagógica online: análise transversal de ferramentas de interação |
Autor(es): | Rios, Jocelma Pimentel, Renê Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Mediação pedagógica Moodle Fórum |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
Citação: | COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 4, Florianópolis, Brasil, 2008 – “Currículo, teorias, métodos : actas do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. [Florianópolis : Universidade de Santa Catarina, 2008]. ISBN 978-85-87103-39-0. |
Resumo(s): | A incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade vem proporcionando mudanças no fazer, no pensar e no conviver do contexto educacional. Tais mudanças estimulam o surgimento de inúmeros cursos online, cursos estes que recebem muitas críticas em relação ao efetivo aprendizado obtido por parte dos educandos, por, muitas vezes, serem pautados em estratégias pedagógicas auto-instrucionais. Contudo, não é a “distância geográfica” que dificulta o aprendizado, é a “distância efetiva” na relação educador-educando e a ausência de estratégia pedagógica consistente. Nessa perspectiva, o educador precisa estar atento às formas de interação desenvolvidas nos diferentes ambientes de aprendizagem, pois não basta enviar e receber mensagens, dar feedback e observar as dinâmicas individuais. É preciso desenvolver uma mediação ativa, contínua e contextualizada. Ou seja, o grande desafio do educador na mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem, e também fora dele, é dar conta deste novo estilo de aprendizagem que se apresenta, possibilitando ao educando autoria, participação, manipulação, co-autoria, acesso a variadas informações, enfim, autonomia, facilitando permutas, associações e (re)formulações do conhecimento compartilhado. Diante da realidade instaurada, este trabalho busca apresentar e discutir algumas possibilidades para a mediação pedagógica utilizando como recursos a ferramenta Fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Para contextualizar o estudo, foi considerada a experiência realizada no Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, executado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, desenvolvido com o suporte deste ambiente. Então, é apresentada uma análise da interação online em fóruns de participação obrigatória e opcional. Esta análise está fundamentada no resultado de pesquisa realizada com grupos de cursistas do referido Programa. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10036 |
ISBN: | 978-85-87103-39-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ONLINE ANÁLISE TRANSVERSAL DE FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO.pdf | 451,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |