Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10036

TitleMediação pedagógica online : análise transversal de ferramentas de interação
Author(s)Rios, Jocelma
Pimentel, Renê
Silva, Bento Duarte da
KeywordsMediação pedagógica
Moodle
Fórum
Issue date2008
PublisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
CitationCOLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 4, Florianópolis, Brasil, 2008 – “Currículo, teorias, métodos : actas do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. [Florianópolis : Universidade de Santa Catarina, 2008]. ISBN 978-85-87103-39-0.
Abstract(s)A incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade vem proporcionando mudanças no fazer, no pensar e no conviver do contexto educacional. Tais mudanças estimulam o surgimento de inúmeros cursos online, cursos estes que recebem muitas críticas em relação ao efetivo aprendizado obtido por parte dos educandos, por, muitas vezes, serem pautados em estratégias pedagógicas auto-instrucionais. Contudo, não é a “distância geográfica” que dificulta o aprendizado, é a “distância efetiva” na relação educador-educando e a ausência de estratégia pedagógica consistente. Nessa perspectiva, o educador precisa estar atento às formas de interação desenvolvidas nos diferentes ambientes de aprendizagem, pois não basta enviar e receber mensagens, dar feedback e observar as dinâmicas individuais. É preciso desenvolver uma mediação ativa, contínua e contextualizada. Ou seja, o grande desafio do educador na mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem, e também fora dele, é dar conta deste novo estilo de aprendizagem que se apresenta, possibilitando ao educando autoria, participação, manipulação, co-autoria, acesso a variadas informações, enfim, autonomia, facilitando permutas, associações e (re)formulações do conhecimento compartilhado. Diante da realidade instaurada, este trabalho busca apresentar e discutir algumas possibilidades para a mediação pedagógica utilizando como recursos a ferramenta Fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Para contextualizar o estudo, foi considerada a experiência realizada no Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, executado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, desenvolvido com o suporte deste ambiente. Então, é apresentada uma análise da interação online em fóruns de participação obrigatória e opcional. Esta análise está fundamentada no resultado de pesquisa realizada com grupos de cursistas do referido Programa.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10036
ISBN978-85-87103-39-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ONLINE ANÁLISE TRANSVERSAL DE FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO.pdf451,92 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID