Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10036

TítuloMediação pedagógica online: análise transversal de ferramentas de interação
Autor(es)Rios, Jocelma
Pimentel, Renê
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveMediação pedagógica
Moodle
Fórum
Data2008
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
CitaçãoCOLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 4, Florianópolis, Brasil, 2008 – “Currículo, teorias, métodos : actas do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. [Florianópolis : Universidade de Santa Catarina, 2008]. ISBN 978-85-87103-39-0.
Resumo(s)A incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade vem proporcionando mudanças no fazer, no pensar e no conviver do contexto educacional. Tais mudanças estimulam o surgimento de inúmeros cursos online, cursos estes que recebem muitas críticas em relação ao efetivo aprendizado obtido por parte dos educandos, por, muitas vezes, serem pautados em estratégias pedagógicas auto-instrucionais. Contudo, não é a “distância geográfica” que dificulta o aprendizado, é a “distância efetiva” na relação educador-educando e a ausência de estratégia pedagógica consistente. Nessa perspectiva, o educador precisa estar atento às formas de interação desenvolvidas nos diferentes ambientes de aprendizagem, pois não basta enviar e receber mensagens, dar feedback e observar as dinâmicas individuais. É preciso desenvolver uma mediação ativa, contínua e contextualizada. Ou seja, o grande desafio do educador na mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem, e também fora dele, é dar conta deste novo estilo de aprendizagem que se apresenta, possibilitando ao educando autoria, participação, manipulação, co-autoria, acesso a variadas informações, enfim, autonomia, facilitando permutas, associações e (re)formulações do conhecimento compartilhado. Diante da realidade instaurada, este trabalho busca apresentar e discutir algumas possibilidades para a mediação pedagógica utilizando como recursos a ferramenta Fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Para contextualizar o estudo, foi considerada a experiência realizada no Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, executado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, desenvolvido com o suporte deste ambiente. Então, é apresentada uma análise da interação online em fóruns de participação obrigatória e opcional. Esta análise está fundamentada no resultado de pesquisa realizada com grupos de cursistas do referido Programa.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10036
ISBN978-85-87103-39-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ONLINE ANÁLISE TRANSVERSAL DE FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO.pdf451,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID