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TitleEducação, conflito e convivência democrática
Author(s)Estêvão, Carlos V.
KeywordsEducação
Conflito
Convivência
Education
Conflict
Conviviality
Issue date2008
PublisherFundação CESGRANRIO
JournalEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Citation“Ensaio : Avaliação e Políticas Públicas em Educação”. ISSN 0104-4036. 16:61 (Out./Dez. 2008) 503-514.
Abstract(s)Após uma caracterização sucinta da actual condição pós-moderna, serão desenvolvidas algumas questões que, pela sua relevância actual no campo da educação, merecem ser revisitadas de modo crítico, nomeadamente, e num primeiro momento, a escola, o conflito e a convivência. Num segundo momento, apontar-se-ão algumas características da escola que fazem dela uma organização com alguma perversidade, hipocrisia e irracionalidade. O último aspecto a ser tratado irá compreender a escola como organização comunicacional ou organização convivencial, onde os conceitos de disciplina, violência, conflito e convivência assumem um sentido mais profundamente democrático.
After a succinct characterization of the current postmodern condition, some questions might be developed, because of its current relevance in the education field, they must to be reviewed in a critical way, namely, and firstly, the school, the conflict and the conviviality. Secondly, this article underlines some school’s characteristics that turns it into an organization with a little perversity, hypocrisy and irrationality. The last aspect to be treated is the understanding of the school as a communicative or convivial organization, in which the concepts of discipline, violence, conflict and conviviality assume a more democratic orientation.
Enseguida a una caracterización sucinta de la actual condición pos-moderna, serán desarrolladas algunas cuestiones que, por su relevancia actual en el campo de la educación, merecen ser visitadas de modo crítico, nombradamente, y en primero momento, la escuela, el conflicto y la convivencia. En segundo momento, se apuntarán algunas características de la escuela que la hacen una organización con alguna perversidad, hipocresía e irracionalidad. El último aspecto a ser tratado irá comprender la escuela como organización de comunicación u organización de convivencia, donde los conceptos de disciplina, violencia, conflicto e convivencia asumen un sentido más profundamente democrático.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10022
DOI10.1590/S0104-40362008000400002
ISSN0104-4036
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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Educação, conflito e convivência democrática.pdfEducação, conflito e convivência democrática101,18 kBAdobe PDFView/Open

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