Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/1002

TitleRTP e Serviço Público: um percurso de inultrapassável dependência e contradição
Author(s)Sousa, Helena
Santos, Luís António
KeywordsServiço Público
Radiotelevisão Portuguesa
Poder político
Dependência
Issue date2003
PublisherUniversidade do Minho. Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
CitationIn PINTO, Manuel [et al]. – “A televisão e a cidadania : contributos para o debate sobre o Serviço Público”. Braga: Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, 2003.
Abstract(s)A problematização do Serviço Público de televisão em Portugal e da sua relação com os telespectadores passa necessariamente pela história política e económica da Radiotelevisão Portuguesa (RTP). É impossível compreender a complexa relação com os seus públicos, e com a sociedade portuguesa em geral, sem um recuo no tempo, sem um olhar sobre o passado desta empresa e sobre o ambiente em que ela se implantou. Este capítulo pretende apresentar alguns elementos que contribuam para a compreensão deste presente, visa equacionar algumas questões que possam ajudar a explicar o status quo. Olhando para a história do país e da RTP, procuraremos demonstrar que servir o público nunca fez parte das preocupações nucleares deste Serviço Público. Independentemente das formas como poderia ter sido auscultado o interesse público, esta dimensão jamais adquiriu alguma centralidade. No essencial, a RTP manteve e perpetuou uma lógica de funcionamento de relevante prestação de serviço, mas ao poder político.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/1002
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helenasousa_luíssantos_RTP_2003.pdf141,57 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID