Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10000

TitleO modelo ITIC : uma estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem na escolaridade básica
Author(s)Cruz, Sónia
Carvalho, Ana Amélia Amorim
KeywordsModelo ITIC
Web 2.0
Construtivismo
Teoria do envolvimento
Modelo ARCS
Issue date2009
CitationGOMES, M. C. [et al.], ed. lit. – “Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE2009), 11, Coimbra, Portugal, 2009”. [Coimbra : Universidade de Coimbra, 2009]. ISBN: 978-989-20-1774-7.
Abstract(s)A presente comunicação apresenta o Modelo ITIC (Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação) e as características que o compõem, reflectindo sobre a pertinência de o utilizar em contexto educativo como forma de promover situações de aprendizagem, essencialmente, com recurso às ferramentas da Web 2.0. Descreve-se a base teórica que o envolve - Construtivismo, Teoria do Envolvimento e Modelo ARCS – e explicita-se de que modo as ferramentas de informação, de comunicação e ferramentas colaborativas podem ser aplicadas em sala de aula em qualquer disciplina do currículo. Finalmente são apresentados dois exemplos que evidenciam como o Modelo ITIC pode ser operacionalizado.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10000
ISBN978-989-20-1774-7
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cruz & Carvalho - SIIE-2009.pdf183,97 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID