Depósito de teses doutoramento e dissertações de mestrado


É autor de uma tese de doutoramento ou dissertação de mestrado aprovada na Universidade do Minho?

Se é autor de uma tese e/ou dissertação aprovada pela Universidade do Minho (UMinho) antes de Janeiro de 2004, tem a oportunidade de a(s) depositar no RepositóriUM. Comprometemo-nos a preservá-la(s) e a divulgá-la(s), de acordo com a sua vontade.

Como proceder?

A versão digital integral da tese ou dissertação pode ser:

b) Enviada por correio eletrónico, para o endereço TDDUM@sdum.uminho.pt (não recomendável para teses que ocupem mais de 2 Mb). Certifique-se que a sua mensagem inclui a sua identificação e contacto (telefone);

c) Entregue nos balcões da Biblioteca Geral ou da Biblioteca da UMinho em Guimarães. Inclua no invólucro do CD o seu nome, contacto (correio eletrónico e/ou telefone) e o título da tese ou dissertação.

d) Em alternativa a alguma destas opções poderá ser combinada a entrega dos elementos necessários através de outro sistema a combinar previamente. Exemplo: WeTransfer, Dropbox, etc.

Em qualquer caso, é obrigatória a entrega da declaração para efeitos do RepositóriUM (clique aqui para a obter) devidamente preenchida e assinada. A declaração pode ser entregue em mão ou enviada para:

Que formatos de ficheiros são admitidos?

Os SDUM aceitarão receber as teses e dissertações em qualquer formato, mas recomendam a entrega num dos seguintes formatos:

  • PDF
  • Word (qualquer versão)
  • LaTeX
  • Postscript

NOTA: Sempre que possível, serão criadas versões em formato PDF das teses e dissertações entregues em outros formatos.

Não possui uma versão digital da sua tese ou dissertação?

No caso de não possuir uma versão digital da sua tese ou dissertação, mas pretender que ela integre a colecção de teses e dissertações digitais da UMinho, os Serviços de Documentação poderão digitalizar a sua tese, a partir de uma cópia que nos possa fornecer ou através do exemplar em papel que possa existir nas nossas bibliotecas. Neste caso, contacte a Divisão de Biblioteconomia dos SDUM, através do endereço dbib@sdum.uminho.pt para aferir esta possibilidade.

Outras questões, dúvidas e esclarecimentos:

Para o envio das teses e dissertações use o endereço TDDUM@sdum.uminho.pt.
Para esclarecimento de dúvidas ou outras questões gerais sobre as teses e dissertações digitais da UMinho, contacte sdum@sdum.uminho.pt.
Para esclarecimento sobre questões técnicas contacte repositorium@sdum.uminho.pt.