RepositóriUM    
   
  Adesão de Novas Comunidades    
       
  Ajudas do RepositóriUM
Procedimentos para a Constituição de uma Comunidade
 
       
  Principal

Processo de Depósito (Workflow)

O workflow permite definir quais os membros da comunidade que terão determinadas permissões.

Existem 3 tipos de permissões possíveis:
1.- Depositante (permite efectuar o processo de depósito de documentos)
2.- Revisor (permite aceitar ou recusar documentos depositados)
3.- Coordenador (permite aceitar ou recusar documentos depositados e podem editar metadados)

Ao preencher o formulário de Adesão de Novas Comunidades, deverá indicar o nome do membro da comunidade e atribuir-lhe permissões. Um membro poderá ter uma ou várias permissões atribuídas.

No final do processo de depósito definido pela comunidade, os Serviços de Documentação efectuarão ainda a edição final dos metadados assim como a aceitação do documento.

Imagem do ecrã descrito

Por defeito, o processo de depósito (workflow) será aplicado a todas as colecções da Comunidade. No entanto poderá definir um workflow para cada colecção. Solicite a sua alteração através do endereço de correio electrónico: repositorium@sdum.uminho.pt .

Topo

Politicas de Acesso

Cada colecção criada deverá ser associada a uma politica de acesso. O Despacho RT-56/2004 contém um anexo com um modelo de política de auto-arquivo de publicações para os Centros e Departamentos. Poderá utilizar este modelo para criar uma politica específica para uma colecção ou para todas as colecções. Ver Modelo de politica de auto-arquivo.

Uma colecção poderá ser definida como acesso livre ou como acesso restrito. Ao indicar que a colecção é de acesso livre, todos os documentos da colecção serão acessíveis a todos os utilizadores do RepositóriUM.

Caso indique que a colecção é de acesso restrito, deverá indicar as razões que o justificam e definir quais as condições de acesso.

Topo

(Despacho RT-56/2004 – Anexo II)

Politica de Auto-arquivo de publicações

Modelo de politica de auto-arquivo de publicações para Centros e Departamentos

1. Constitui política da Unidade maximizar a visibilidade, uso e impacto dos resultados da investigação desenvolvida através da maximização do acesso online às publicações que a divulgam a todos potenciais utilizadores a nível mundial (máximo acesso = máximo impacto).

É também política da Unidade minimizar o esforço que cada um tem de despender para esse efeito.

2. A Unidade, acorda adoptar uma política em que todas as publicações deverão ser depositadas no RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho, de acordo com os princípios e regras definidas no ponto 3. O depósito nesta “comunidade” constitui o registo oficial da produção intelectual da Unidade. Todas as listas de publicações requeridas para efeitos administrativos ou de avaliação (listagens de publicações para relatórios de biénio, relatórios FCT, concursos, etc.) serão geradas obrigatória e exclusivamente a partir do RepositóriUM.

3. Esta política é compatível com o respeito pelos direitos de autores/copyright. Assim:

a) Todos os documentos de carácter científico relativamente aos quais o autor detenha os direitos de autor, ou no mínimo o direito de o auto-arquivar, deverão ser depositados no RepositóriUM em acesso livre (ou seja, texto completo, em acesso irrestrito e mundial). Estão nesta categoria, a significativa maioria (presentemente mais de 90% das revistas) dos os preprints (versão de artigo de revista enviada para publicação, antes de avaliada pelos pares e aprovada) e/ou dos postprints (versão final, após avaliação pelos pares, de artigos de revistas), a maioria das comunicações a conferências (excepto se o autor tenha assinado uma declaração concedendo, em exclusivo, os direitos de autor ao editor dos proceedings), as teses e dissertações, bem como todos os documentos que não entrem no circuito de publicação externo (relatórios técnicos, working papers, etc.);

b) Os documentos relativamente aos quais o autor tenha concedido direitos que impeçam a sua disponibilização em acesso livre (como artigos de revistas que ainda não permitam o auto-arquivo pelos autores, capítulos de livros, etc.) e/ou dos quais pretenda obter rendimentos de direitos de autor (livros, etc.) poderão ser tratados de 2 formas diferentes, de acordo com o que for legalmente possível e adequado em cada caso:

- Depósito do texto completo do RepositóriUM, em acesso restrito à Universidade do Minho;

- Registo da referência bibliográfica no RepositóriUM

 
     
  Processo de Depósito (Workflow)  
  Políticas de Acesso  
  Modelo de Politica de auto-arquivo  
     
     
  Fechar  
  Voltar