
Guia sobre Políticas de Copyright e Auto-Arquivo
Definições e Termos Utilizados Frequentemente neste Guia
Os termos pre-print e post-print podem ser usados com significados diferentes por diferentes pessoas. Isto pode causar alguma confusão e ambiguidade.
Um significado possível do termo pre-print é o da primeira versão (“rascunho”) de um artigo – antes de ser avaliado pelos pares (peer-review), mesmo antes de qualquer contato com um editor. Este significado é comum entre a comunidade académica, para a qual a modificação fundamental só se verifica com o processo de peer-review.
Outro significado do termo pre-print pode ser o de artigo finalizado, revisto e corrigido, pronto para publicação – mas numa versão diferente da formatada pela editora. Este significado é mais comum entre os editores, para os quais a etapa mais importante e final, da modificação de um artigo, é a formatação do conteúdo para publicação.
Estes diferentes significados podem ser confusos e alterar a compreensão da licença de copyright assinada com as editoras.
Para tentar clarificar esta situação, as listagens SHERPA/RoMEO caracterizam os pre-prints como a versão do artigo antes do processo de peer-review e post-prints como a versão após avaliação e com as alterações introduzidas.
Isto significa que em termos de conteúdo, post-prints são os artigos tal como aparecem publicados. Contudo, em termos de aparência, o seu formato pode não ser exactamente igual ao do artigo publicado. Em alguns casos, as editoras não permitem que o autor use o PDF produzido pelo editora, mas é permitido que o autor produza uma versão própria (com conteúdo igual ao do artigo publicado) para a depositar num repositório.
Alguns editores insistem mesmo que os autores utilizem uma versão PDF parecida com a final, porque querem que esses artigos tenham uma aparência profissional e similar ao estilo da editora. Ver lista de editores que autorizam a utilização da sua versão PDF em repositórios.
topo |