OpenAIRE piwik Skip navigation
Reposit�riUM



  • Home
  • Browse by
    • Communities
      & Collections
    • Browse items by:
    • Title
    • Author
    • UMinho authors
    • Advisors
    • Editors
    • Subject
    • Scientific areas
    • Issue date
    • Document types
    • Access types
    • Publishers
    • Journals
  • Helps
  • English
    • French
    • Spanish
    • Portuguese
  • Sign on to
    • My DSpace
    • Statistics subscription
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile



Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Recent Submissions RSS Feed RSS Feed RSS Feed

A oportunidade de participação das crianças em contexto educativo

O presente documento constitui um relatório de estágio final que resultou da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e apresenta a conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção e investigação pedagógica, realizado em dois contextos distintos, um em Educação Pré-escolar e outro em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este intitula-se “A oportunidade de participação das crianças em contexto ...

Patrimônio Geológico na área do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Vale do Ribeira, SP – Brasil: a capacidade de carga na definição de estratégias de gestão para o uso público de sítios geológicos

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) localiza-se no Vale do Ribeira, estado de São Paulo, Brasil. O parque tem uma área de cerca de 36 mil hectares e integra a Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Inserido no sistema orogênico Mantiqueira, de idade neoproterozoica (800-500 Ma), a região do PETAR é constituída litologicamente por rochas m...

A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes

O presente relatório resulta de uma investigação e intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. O estudo intitula-se “A organização do tempo escolar: influência nos intervenientes”, tendo sido realizado em contexto de Educação Pré-Escol...

A significância histórica os ideais iluministas liberais e a actualidade

O presente relatório de estágio resulta da intervenção pedagógica supervisionada efetuada no ano letivo 2019/2020, numa escola secundária do concelho de Guimarães. O objetivo norteador deste relatório parte por analisar a cognição histórica dos alunos em torno do conceito metahistórico de significância articulado com os ideais liberais. Os alunos participantes frequentavam o 11.º ano de escolaridade ...

Aplicação de ferramentas Lean e redução de desperdícios numa empresa têxtil

O presente trabalho, com o título ”Aplicação de ferramentas Lean e redução de desperdícios numa empresa têxtil”, foi desenvolvido no âmbito da dissertação do Mestrado em Engenharia Industrial - ramo de Gestão Industrial. Foi realizado em contexto industrial, na SMBM– Comércio e Indústria Têxtil S.A, uma empresa de fiação. O projeto teve como principal objetivo a implementação de princípios e ferramen...

RepositóriUM

RepositóriUM guide
Commemorative book
10th Anniversary video
Theses submission
UMinho OA Policy

UMinho OA Policy
Briefing paper
FCT OA Policy
OA H2020 guidelines

Copyright

About copyright
Briefing paper
Search journal
Search editor

Follow us!

Twitter
Search Portal
Bibliographic Catalogue
OA Projects
Servi�os Documenta��o da Universidade do Minho   DSpace   RCAAP   OpenAIRE

Feedback | Statistics of RepositóriUM
University of Minho Copyright © 2014